QUEM SOMOS
CASA DA CRIANÇA
HISTÓRIA
Aljezur é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com aproximadamente 6.000 habitantes (CENSO 2021). É sede de um município com 323,50 km² de área e 6.046 habitantes, subdividido em 4 freguesias, Aljezur, Rogil, Odeceixe e Bordeira.
A Casa da Criança do Rogil - Associação para a Promoção Social, Cultural e Desportiva da Infância do Rogil é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, de utilidade Pública e foi inaugurada no ano de 1996 com vista à criação do primeiro ATL do concelho de Aljezur.
A Casa da Criança do Rogil tem como objetivo estatutário a criação, gestão e manutenção de equipamentos sociais destinados à promoção social cultural e desportiva da infância e juventude, o apoio social, a prestação de cuidados de saúde e de reabilitação a pessoas com deficiência e a todo o cidadão em geral bem como a organização de ações de formação profissional no âmbito do acompanhamento das atividades previstas.
Este projeto surgiu pela vontade e empenho de um grupo de pessoas, que uniram esforços, no sentido de dar resposta a uma grande carência sentida entre pais e mães trabalhadoras: um local onde os seus filhos pudessem ocupar os seus tempos livres, de uma forma divertida e em segurança.
Através de protocolos estabelecidos com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro e o Município de Aljezur, foi possível instalar a nossa sede, situado no perímetro escolar do Rogil, onde, para além da sede da associação, funcionou um gabinete de Psicologia Clínica até 2013, o CATL, a Ludoteca e a cantina escolar do Rogil que ainda fornece os almoços às valências de infância da instituição, ao Jardim de Infância e 1º e 2º Ciclo da Escola do Rogil.
Em 2005, a Casa da Criança do Rogil conclui a obra de adaptação da antiga escola primária de Aljezur, numa segunda valência de ATL e Ludoteca.
No ano seguinte iniciou o “Projeto Oriente” que teve como principal objetivo o combate ao insucesso e abandono escolar. Através de ações muito alargadas, a Casa da Criança do Rogil pretendeu dar resposta a uma série de necessidades, desde a promoção de percursos escolares mais duradouros, ao acompanhamento social das famílias.
“A Casa" é o Jornal informativo da associação. A apresentação do primeiro número aconteceu na passagem do 11º Aniversário, em 2007. Um sonho antigo foi concretizado, com o objetivo de uma divulgação mais próxima dos que possam interessar-se pelas causas sociais, tão importantes para o desenvolvimento das crianças, jovens e do tecido social do concelho.
A Casa da Criança do Rogil iniciou também no ano de 2007 o processo de Certificado do Sistema HACCP, na área da Higiene e Segurança Alimentar e na área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, estando também muito empenhados na Certificação de Qualidade de todas as suas valências.
No início do ano 2008 tivemos a intervenção do C3 Algarve, através de uma Candidatura apresentada à Associação IN LOCO. Durante 6 meses, com uma metodologia de intervenção baseada em atividades de consultoria e formação de vários tipos, para melhorar a Instituição e as pessoas que nela colaboram, ao nível da gestão e da organização interna, através de processos que promoveram e motivaram para a mudança, inovação e criatividade, que possibilitaram a interligação de conhecimentos e a aprendizagem contínua.
Em setembro de 2008 a Casa da Criança do Rogil aderiu ao Programa PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados), presentemente denominado FEAC (Fundo Europeu de Auxílio aos Carenciados), por solicitação do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro. A Casa da Criança do Rogil é uma entidade beneficiária e mediadora do Concelho, fazendo a ponte entre as famílias e a Segurança Social, através da distribuição gratuita de diversos bens alimentares.
O Serviço de Psicologia Clínica, com preços sociais, teve início também em setembro de 2008.
Colaborando estreitamente com a Rede Social do Concelho de Aljezur a Casa da Criança do Rogil foi pioneira em matéria de respostas sociais, nomeadamente na criação da primeira valência creche do concelho. Em outubro de 2008 a Casa da Criança do Rogil inaugurou duas salas da Creche em Aljezur, com capacidade para 20 crianças.
Ainda no ano 2008 a Casa da criança do Rogil foi convidada a integrar a Comissão Alargada e Restrita, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Aljezur.
O ano 2009 representa o ano de viragem, abrangendo também os adultos no seu público-alvo. Através de uma parceria com uma empresa formadora no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), deu-se início aos primeiros cursos para adultos, através da formação profissional Modular Certificada, no formato de Unidades de Formação de Curta Duração.
Em janeiro de 2010, foi alargada a capacidade de creche para mais 13 crianças e criada a sala de Berçário com capacidade para 8 crianças.
No mesmo ano a Casa da Criança do Rogil alargou as suas respostas sociais, nomeadamente na criação da segunda valência Creche do concelho, denominada Creche “Era Uma Vez…” em Odeceixe. A aprovação da candidatura, ao Programa Pares II, permitiu-nos abrir mais duas salas de Creche e uma sala de Berçário, num edifício construído de raiz com capacidade para 33 crianças.
Já em 2011, através de uma candidatura ao Alto Comissariado para a Saúde / Direção Geral de Saúde, a Casa da Criança do Rogil criou o “Projeto EspecialMente”. Manteve a sua continuidade através do protocolo estabelecido com o Município de Aljezur, para o desenvolvimento do “Programa EspecialMente” cujos principais objetivos visavam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar psico-sócio-emocional do paciente com patologia mental, bem como a sensibilização e promoção da Saúde Mental.
Em novembro de 2013 desenvolvemos aquele que é, sem dúvida, o maior desafio da Casa da Criança do Rogil: a Unidade de Cuidados Continuados de Aljezur em forma de Unidade de Longa Duração e Manutenção. Com candidatura ao Programa Modelar II, possibilitou a construção e o equipamento de um edifício com capacidade para 30 utentes, que necessitam de cuidados de saúde. No ano de 2020 conseguimos ampliar esta capacidade para 35 utentes.
Ainda no decorrer desse ano, a Casa da Criança do Rogil abraçou o projeto CLDS 4G – ACASA, no âmbito dos Contractos Locais de Desenvolvimento Social de quarta geração, que possibilitou a intervenção comunitária no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa e na intervenção familiar e parental preventiva na pobreza infantil.
Em 2022 com a passagem de competências para a autarquia deu-se o encerramento das ludotecas, impulsionando-nos a novos desafios. No primeiro trimestre de 2023 o projeto CLDS4G- ACASA chega ao seu términus, no decorrer dos 36 meses de vigência deste projeto foi possível abranger e dinamizar ações nas quatro freguesias do concelho, através de uma equipa multidisciplinar. O projeto ACASA desenvolveu 70 atividades direcionadas a crianças e jovens bem com as suas famílias tendo alcançado um total de 301 destinatários com uma taxa de execução final de 130,87% do proposto, no âmbito da intervenção com a população sénior do concelho foram promovidas 65 atividades, abrangendo um total de 431 destinatários com uma taxa de execução física de 185,78% fase ao proposto em candidatura.
Em setembro de 2023 foi alargado a capacidade de creche em 24 vagas no Edifício Sócio-Educativo de Aljezur.
Todas as atividades atrás referidas e outras, contam inequivocamente com parcerias e acordos estabelecidos com o Instituto da Segurança Social IP e a Administração Regional de Saúde do Algarve, o Município de Aljezur, as Juntas de Freguesia do Concelho e o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Lagos, que nos ajudam a crescer, a nós e aos utentes que connosco partilham diariamente uma grande parte do seu tempo.
A casa da Criança do Rogil tenciona ir mais além, promovendo o emprego, a fixação de jovens e a melhoria da qualidade de vida. Os estatutos da entidade permitem alargar horizontes e contribuir para o desenvolvimento sustentado da solidariedade social em Aljezur.
No concelho de Aljezur não existe mais nenhuma entidade, pública ou privada, que atue nas áreas de intervenção da Casa da Criança do Rogil.