Database Error
Message:Could not open database: casadacr_casadacrianca.
MySQL Error:Access denied for user 'casadacr_casadac'@'localhost' to database 'casadacr_casadacrianca'
Date:Sunday, December 17, 2017 at 4:03:35 AM
Script:/ucc/
Casa da Criança

SAÚDE

UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS DE ALJEZUR

A Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) é uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.




UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS

O QUE É A ULDM?

A valência da Casa da Criança do Rogil - Unidade de Longa Duração e Manutenção tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos.

A unidade de longa duração e manutenção pode proporcionar o internamento, por período inferior ao previsto no número anterior, em situações temporárias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, até 90 dias por ano (descanso do cuidador).




A Unidade de Longa Duração e Manutenção é gerida por um técnico da área de saúde e assegura os seguintes serviços:
Cuidados médicos
Cuidados diários de enfermagem
Psicologia
Terapia da Fala
Fisioterapia
Psicomotricidade
Serviço Social
Atividades de manutenção e de estimulação
Prescrição e administração de fármacos
Animação sócio-cultural
Higiene, conforto e alimentação
Apoio no desempenho das atividades da vida diária
Apoio nas atividades instrumentais da vida diária.

Pessoas que, pela sua situação de dependência, por doença ou patologias associadas necessitem de Cuidados Continuados Integrados.

O ingresso na ULDM de Aljezur é efetuado através de proposta das equipas prestadoras de cuidados continuados integrados dos centros de saúde ao qual pertencente o utente, sendo para tal necessário dirigir-se ao médico de medicina geral e familiar (médico de família) ou ao assistente social do centro de saúde; ou Através das equipas de gestão de altas dos hospitais (no caso de internamento do utente), na decorrência de diagnóstico da situação de dependência.

Estas equipas elaboram a proposta à Equipa de Coordenação Local (ECL) que as avalia através de critérios bem definidos.
Em nenhuma situação é da responsabilidade da direção da Casa da Criança do Rogil - ULDM a seleção e a admissão dos utentes na ULDM.

Critérios de Admissão:
Carência de apoio médico, enfermagem ou social para a satisfação das necessidades básicas; Necessidade de cuidados de manutenção de aptidões; Necessidade de descanso de familiares ou de outros cuidadores informais.

A Capacidade da ULDM na Rede Nacional de Cuidados Continuados é de 30 camas.