Database Error
Message:Could not open database: casadacr_casadacrianca.
MySQL Error:Access denied for user 'casadacr_casadac'@'localhost' to database 'casadacr_casadacrianca'
Date:Sunday, December 17, 2017 at 4:04:09 AM
Script:/historia/
Casa da Criança
CASA DA CRIANÇA

HISTÓRIA




Através de protocolos estabelecidos com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro e o Município de Aljezur, foi possível pôr de pé o edifício sede, situado no perímetro escolar do Rogil, onde, para além da sede da associação, funciona o ATL, a Ludoteca, um gabinete de Psicologia Clínica e a cantina escolar do Rogil.

Em 2005, alargámos os nossos serviços, ao concluirmos a obra de adaptação da antiga escola primária de Aljezur, numa segunda valência de ATL e Ludoteca. Este projecto foi executado com um financiamento tripartido do Programa Leader+ SW da Associação Vicentina, Município de Aljezur e do MARLP.

Depois veio o “Projecto Oriente” ... Iniciado no ano 2006, teve como principal objectivo o combate ao insucesso e abandono escolar. Através de acções muito alargadas, tentámos dar resposta a uma série de necessidades, desde a promoção de percursos escolares mais duradouros, ao acompanhamento social das famílias. O “Projecto Oriente” teve a duração de 4 anos e foi financiado pelo Programa Progride - Medida 2, do Instituto de Segurança Social IP.

“A Casa" é o Jornal informativo da associação. A apresentação do primeiro número aconteceu na passagem do 11º Aniversário, em 2007. Um sonho antigo foi concretizado, com o objectivo de uma divulgação mais próxima dos que possam interessar-se pelas causas sociais, tão importantes para o desenvolvimento das crianças, jovens e do tecido social do concelho.

A Casa da Criança do Rogil iniciou no ano 2007 o processo de Certificado do Sistema HACCP, na área da Higiene e Segurança Alimentar e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Estamos também muito empenhados na Certificação de Qualidade de todas as nossas valências.

No início do ano 2008 tivemos a intervenção do C3 Algarve, através de uma Candidatura apresentada à Associação IN LOCO. Durante 6 meses, com uma metodologia de intervenção baseada em atividades de consultoria e formação de vários tipos, trabalhámos para a melhoria da nossa Instituição e das pessoas que nela colaboram, ao nível da gestão e da organização interna, através de processos que promoveram e motivaram para a mudança, inovação e criatividade, que possibilitaram a internalização de conhecimentos, o empowerment e a aprendizagem contínua.

Colaborando estreitamente com a Rede Social do Concelho de Aljezur, mais uma vez fomos pioneiros, em matéria de respostas sociais, nomeadamente na criação da primeira valência Creche do concelho. Com a aprovação da candidatura ao Programa Pares I, abrimos em Outubro de 2008 duas salas da Creche em Aljezur, com capacidade para 20 crianças, tendo, em Janeiro de 2010, sido alargada a sua capacidade, para mais 13 crianças e criada a sala de Berçário com capacidade para 8 crianças.

Em Setembro de 2008 aderimos ao Programa PCAAC ( Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carênciados), presentemente denominado FEAC (Fundo Europeu de Auxilio aos Carenciados), por solicitação do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Faro. Somos uma entidade beneficiária e mediadora do Concelho, fazendo a ponte entre as famílias e a Segurança Social, através da distribuição gratuita de diversos bens alimentares.

O Serviço de Psicologia Clínica, com preços sociais, teve início também em Setembro de 2008. Realizamos desde então, consultas de avaliação e acompanhamento psicológico, a crianças, jovens e adultos. Ainda no ano 2008 fomos convidados a integrar a Comissão Alargada e Restrita, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ( CPCJ ) de Aljezur.

O ano 2009 representa o ano de viragem, abrangendo também os adultos no nosso público-alvo. Através de uma parceria com a empresa formadora –Megaexpansão, no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), demos inicio aos primeiros cursos para adultos, através da formação profissional Modular Certificada, no formato de Unidades de Formação de Curta Duração.

Em 2010 alargámos as nossas respostas sociais, nomeadamente na criação da segunda valência Creche do concelho, desta vez a Creche “Era Uma Vez…” em Odeceixe. A aprovação da candidatura, ao Programa Pares II, permitiu-nos abrir mais duas salas de Creche e uma sala de Berçário, num edifício construído de raiz com capacidade para 33 crianças.

Já em 2011, através de uma candidatura ao Alto Comissariado para a Saúde / Direção Geral de Saúde, criámos o “Projecto EspecialMente”. Presentemente, tendo terminado o financiamento da DGS deste projeto, mantemos a sua continuidade através do protocolo estabelecido com o Município de Aljezur, para o desenvolvimento do “Programa EspecialMente” cujos principais objetivos visam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar psico-sócio-emocional do paciente com patologia mental, bem como a sensibilização e promoção da Saúde Mental.

Presentemente desenvolvemos aquele que é, sem dúvida, o maior desafio da Casa da Criança do Rogil: a Unidade de Cuidados Continuados de Aljezur em forma de Unidade de Longa Duração e Manutenção.

A candidatura ao Programa Modelar II, possibilitou a construção e o equipamento de um edifício com capacidade para 30 utentes, que necessitam de cuidados de saúde. Este projecto conta com a comparticipação financeira da ARS, Algarve, IP e do nosso grande parceiro, sempre presente, o Município de Aljezur.

Todas as atividades atrás referidas e outras, contam inequivocamente com parcerias e acordos estabelecidos com o Instituto da Segurança Social IP, o Município de Aljezur, as Juntas de Freguesia do Concelho e o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Lagos, que nos ajudam a crescer, a nós e às crianças que connosco partilham diariamente uma grande parte do seu tempo.

A longo destes 18 anos de existência, já investimos mais de 4,9 milhões de euros no concelho de Aljezur. Recebemos um valor de comparticipações financeiras através de candidaturas a programas que ascendeu aos 2,2 milhões de euros e apoios do Município de Aljezur no valor de 800 mil euros.

Pensamos ir mais além, promovendo o emprego, a fixação de jovens e a melhoria da qualidade de vida. Os nossos estatutos permitem-nos alargar horizontes e contribuir para o desenvolvimento sustentado da solidariedade social em Aljezur.